As molas são objetos flexíveis, que são facilmente encontrados nos variados tipos de produtos, desde pequenos objetos até grandes equipamentos e motores.

Assim, se você deseja saber tudo sobre as molas, continue acompanhando este texto, já que iremos abordar todos os principais tópicos que você precisa saber sobre as molas.

O que significa mola?

De forma geral, mola é uma estrutura, que é normalmente feita de aço, que possui elasticidade. Esta estrutura tem como principal característica, a capacidade de voltar a forma inicial, após ser submetida a um movimento de distensão ou compressão.

As molas podem ser dos mais variados tipos, mas iremos abordar melhor este tema no tópico abaixo.

Quem foi o inventor da mola?

Apesar de serem de extrema importância, a origem das molas, ainda é um assunto o qual se encontra poucas referências. No entanto, os primeiros estudos sobre elasticidade das molas foram realizados pelo cientista inglês Robert Hooke.

Na sequência, de acordo com alguns historiadores, já era possível observar a sua utilização a partir de 1750, principalmente pelos fabricantes de carruagens na Inglaterra, seguidos por França e na Alemanha.

Mas, foi em 1804, Obadiah Elliott, patenteou uma forma de montagem de carruagens com molas elípticas fixadas diretamente aos eixos, o que gerou uma maior estabilidade e segurança nas viagens.

Como a mola é feita?

As molas podem ser feitas dos mais variados materiais, entre eles: o aço, latão, cobre, bronze, borracha, madeira, plastiprene, etc., porém, atualmente, o material que é mais utilizado para a fabricação de molas é o aço.

Assim, para que as molas sejam feitas é necessário que haja tiras ou fios de aço-carbono ou aço-liga no estado recozido.

Na sequência as tiras de aço recozidas são colocadas nas formas de molas e passam por um tratamento térmico, chamado de revenimento, que são normalmente feitas em peças de aços. 

Qual a principal propriedade das molas?

As molas são estruturas que possuem propriedades muito importantes para o funcionamento de grande parte dos equipamentos existentes.

Assim, sua principal propriedade é sua capacidade elástica, que está diretamente relacionada ao fio cuja mola é feita, ou seja, um fio reto de metal que volta a sua forma original após serem esticado ou torcido. Além disso, esse material consegue conseguir armazenar uma grande quantidade de energia elásticas.

Dessa forma, as suas principais características das molas são:

  • Flecha — esta característica está relacionada a capacidade de deformação ocasionada por determinada força;
  • Rigidez — esta característica está ligada a capacidade das molas de não deformarem permanentemente após aplicação da força;
  • Flexibilidade — umas da principal característica das molas é a sua capacidade de ser dobradas e/ou curvadas.

Quais são os tipos de molas?

Conforme mencionamos acima, atualmente no mercado, existem diversos tipos de molas, sendo que, cada uma possui uma propriedade e um uso específico.

Os principais tipos de molas são: as molas de compressão, molas de torção, molas prato, molas espiral de fita, helicoidais cilíndricas e as molas de tensão constante.

Para entender para que serve cada um dos tipos de molas existentes, basta continuar acompanhando este artigo, que iremos explicar cada uma delas com maior detalhamento.

Quais as formas de uso das molas e suas aplicações?

A principal forma de uso das molas é para amortecer movimentos e pancadas, já que as mesmas garantem o impulso necessário e resistência a outras peças quando solicitadas.

Cada formato de mola possui uma característica que pode ser melhor utilizada, para determinadas funções, por exemplo, quando temos a mola em espiral, está nos permite usufruir usando um espaço muito menor, sendo muita mais usadas em máquinas.

Já quando falamos no mercado automotivo, as molas mais utilizadas são as molas mecânicas como as de flexão, torção e helicoidais.  Sendo que, as molas de flexão era a mais utilizada nos carros leves e as de torção são, normalmente, utilizadas em veículo pesados.

Atualmente, as molas mais usadas em veículos são as helicoidais, pois são mais leves, menores e mais fáceis de se manusear no dia a dia.

Como calcular a compressão da mola?

Para calcular a compressão da mola é necessário realizar uma série de passos e realizar uma fórmula física, no qual a força específica da mola depende do material, diâmetro do arame e do afastamento entre as voltas.

Dessa forma, a compressão da mola é calculada pela constante da mola, que é realizada por um cálculo físico, chamado de fórmula constante.  Assim, para realizar este cálculo são necessários alguns passos:

  1. É necessário medir a mola, para tanto, coloque a mola na vertical em superfície plana. Lembrando que, para as molas mais enroladas, deve-se prender as pontas das molas.
  2. Coloque arruelas nas molas para estarem comprimidas e depois, meça as molas comprimidas.
  3. Na sequência subtraia o valor da mola contraída da altura original. Assim, você irá encontrar o deslocamento da mola, que na fórmula da constante será representado pela letra “X”.
  4. Pese as arruelas em uma balança comum e anote o peso. Esse valor do peso será representado pela letra “F”.
  5. Agora você pode calcular a constante da mola (K) = k = F/x.

Como calcular a força de compressão?

Quando falamos em esforços que as molas suportam, novamente temos a necessidade de realizar um cálculo físico.

Para este cálculo, em um primeiro momento, deve-se descobrir a constante da mola — que já foi explicado no módulo acima. 

Assim, para conseguir o valor exato, é necessário aplicar a seguinte fórmula para o cálculo da força elástica: Fe = k x X.

Sendo que, Fe significa a força elástica a ser descoberta e k , significa a constante elástica e,  x = deformação da mola.

O que é o comprimento sólido de uma mola?

O comprimento sólido é a medida da mola quando está comprimida. Existe também uma fórmula física para se obter esse valor, para tanto é necessário que, a quantidade de espirais ativas e o tipo de extremidades existentes.

Dessa forma, a maneira mais simples de identificar o comprimento sólido é a medição com ela está em compressão. 

O que são molas macânicas?

O principal tipo de molas mecânicas são as molas de extensão. Estas molas têm como característica principal a alta tensão que podem ser submetidas por suas bobinas de fios arame firmemente enrolados.

Assim, por ser um tipo de mola que possui esta alta tensão, as molas de extensão são normalmente manuseadas por profissionais, principalmente para o uso em portas basculantes, como as portas de garagem.

Quais objetos usam molas?

As molas estão presente na grande parte dos objetos que estão a nossa volta, desde pequenos materiais como canetas e brinquedos, até mesmo a grandes equipamentos, máquinas e os veículos.

Para tanto, basta apenas observar para qual material deseja utilizar e aplicar o melhor tipo de mola para aquela finalidade.

Já mencionamos acima, os principais tipos de molas e como elas podem e devem ser melhor utilizados.

Como medir a deformação de uma mola?

Para medir a deformação da mola, novamente vamos falar sobre a Lei de Hooke, que é o responsável por grande parte dos conceitos físicos aplicados em relação às molas.

Assim, a deformação da mola, ou elongação, pode ser definida como a variação dos comprimentos das molas após sofrerem qualquer deformação e, pode ser aferida através do seguinte cálculo:

X = LF – LO.

Aonde, a deformação da mola é representada pela letra “X”, o comprimento final da mola é representando pelas letras “LF” e as letras “LO” são a representação para o comprimento inicial.

O cálculo da deformação da mola é fundamental para que se consiga calcular a força de compressão das molas, que foi mencionado acima.

O que é mola cansada?

As molas helicoidais que são normalmente usadas nos veículos, após um determinado tempo de uso, pode apresentar sinais de “cansaço” ou desgaste.

Dessa forma, como uma das principais funções das molas é manter a altura do veículo e equilibrado dos dois lados, quando a mesma está cansada, o veículo pode sofrer com alguns problemas, como, por exemplo:

  • Desgaste irregular do pneu — como o carro está desalinhado pode acontecer esse desgaste irregular dos pneus.
  • Oscilação do veículo – com as molas cansadas elas perdem a função de amortecer os impactos das vias, assim, é bem comum que os veículos oscilem muito quando passam em buracos, por exemplo. 
  • Carro rebaixado – as molas desgastadas deixam o veículo mais baixo, correndo o risco até de raspar a parte inferior do veículo nas vias.

Molas usadas na Linha Branca

Molas usadas na Linha Branca No mercado de linha branca, que abrange eletrodomésticos de uso residencial, também são empregados diversos tipos de molas em diferentes

Read More »

Molas usadas nos eletrodomésticos

Molas usadas nos eletroeletrônicos No mercado de eletrodomésticos, também são utilizados diferentes tipos de molas em diversos dispositivos. Aqui estão alguns exemplos comuns: Molas de

Read More »

Molas usadas nos eletroeletrônicos

Molas usadas nos eletroeletrônicos No mercado de eletroeletrônicos, também existem diferentes tipos de molas utilizadas em vários dispositivos e equipamentos. Aqui estão alguns exemplos comuns:

Read More »

Molas usadas na odontologia

Molas usadas na odontologia No campo da odontologia, existem diferentes tipos de molas que são utilizadas em vários equipamentos e dispositivos. Aqui estão alguns exemplos

Read More »

Mola de Tração

Mola de Tração As molas de tração possuem como função principal aplicar uma força específica quando estendida até um certo tamanho. Sua principal característica, que

Read More »

Mola de Torção

Mola de Torção As molas de torção são elementos com formato helicoidal, semelhantes a um hélice, e possuem hastes nas pontas, que podem ter diferentes

Read More »

Política de Privacidade

A privacidade dos nossos usuários é uma prioridade para nós.
Esta Política de Privacidade descreve como coletamos, usamos, protegemos e divulgamos as informações pessoais que você nos fornece ao utilizar nosso site. Ao utilizar nosso site, você concorda com a coleta e uso dessas informações, de acordo com esta política.

  1. Informações Coletadas
    Podemos coletar informações pessoais fornecidas por você, como nome, endereço de e-mail, número de telefone e outras informações relevantes para a utilização dos serviços oferecidos por meio do nosso site. Também podemos coletar informações não pessoais, como dados demográficos, interesses e preferências.

  2. Uso das Informações
    Utilizamos as informações coletadas para fornecer e melhorar nossos serviços, personalizar sua experiência no site, responder a suas solicitações, enviar comunicações e atualizações relevantes, processar transações e cumprir obrigações legais.

  3. Proteção das Informações
    Implementamos medidas de segurança adequadas para proteger suas informações contra acesso não autorizado, alteração, divulgação ou destruição. No entanto, nenhum método de transmissão ou armazenamento eletrônico é totalmente seguro, e não podemos garantir a segurança absoluta das informações.

  4. Cookies e Tecnologias Semelhantes
    Podemos utilizar cookies e tecnologias semelhantes para coletar informações sobre sua visita ao site, personalizar sua experiência e analisar o uso do site. Você pode optar por desabilitar os cookies nas configurações do seu navegador, mas isso pode afetar o funcionamento adequado do site.

  5. Compartilhamento de Informações
    Podemos compartilhar suas informações pessoais com terceiros prestadores de serviços que nos auxiliam na operação do site e na prestação de serviços. Também podemos compartilhar informações em casos exigidos por lei ou quando acreditamos que a divulgação é necessária para proteger nossos direitos, propriedade ou segurança.

  6. Links para Sites de Terceiros
    Nosso site pode conter links para sites de terceiros. Esses sites possuem suas próprias políticas de privacidade, pelas quais não nos responsabilizamos. Recomendamos que você revise as políticas de privacidade desses sites antes de fornecer qualquer informação pessoal.

  7. Consentimento e Alterações na Política de Privacidade
    Ao utilizar nosso site, você consente com a coleta e uso das informações conforme descrito nesta Política de Privacidade. Podemos revisar esta política periodicamente e publicar as alterações nesta página. É sua responsabilidade verificar esta página regularmente para se manter informado sobre quaisquer alterações.

Se você tiver dúvidas ou preocupações sobre nossa Política de Privacidade, entre em contato conosco por meio dos canais fornecidos neste site.

Termos de Uso

Bem-vindo(a) ao nosso site!

Antes de prosseguir, é importante que você leia e compreenda os Termos de Uso que regem o acesso e uso deste site. Ao acessar ou utilizar nosso site, você concorda em cumprir e ficar vinculado(a) a estes termos.

  1. Coleta e Uso de Dados Pessoais
    Nosso site respeita e está em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) do Brasil. Ao fornecer qualquer informação pessoal neste site, você está ciente e consente com a coleta e uso desses dados de acordo com nossa Política de Privacidade.

  2. Uso Responsável
    Você concorda em utilizar nosso site de forma responsável, respeitando todas as leis e regulamentos aplicáveis. Não será permitido o uso indevido, abusivo ou fraudulento deste site, incluindo a disseminação de conteúdo ilegal, prejudicial ou ofensivo.

  3. Propriedade Intelectual
    Todos os direitos autorais, marcas registradas e outros direitos de propriedade intelectual relacionados ao conteúdo e materiais disponíveis neste site são de propriedade exclusiva nossa ou de nossos licenciadores. Você não tem permissão para reproduzir, modificar, distribuir ou utilizar qualquer conteúdo deste site sem autorização prévia por escrito.

  4. Limitação de Responsabilidade
    O uso deste site é por sua conta e risco. Não nos responsabilizamos por danos diretos, indiretos, incidentais, consequenciais ou outros tipos de danos relacionados ao uso ou incapacidade de uso deste site.

  5. Links para Sites de Terceiros
    Nosso site pode conter links para sites de terceiros. Esses links são fornecidos apenas para sua conveniência, e não temos controle sobre o conteúdo desses sites. Não endossamos, garantimos ou nos responsabilizamos por qualquer material ou informação presente em sites de terceiros.

  6. Alterações nos Termos de Uso
    Podemos revisar estes Termos de Uso a qualquer momento, sem aviso prévio.
    É sua responsabilidade verificar periodicamente esta página para se manter atualizado(a) sobre quaisquer alterações. O uso continuado deste site após quaisquer modificações indica sua aceitação dos Termos de Uso revisados.

Ao utilizar nosso site, você concorda em cumprir estes Termos de Uso. Se você não concorda com estes termos, por favor, não continue a utilizar este site. Em caso de dúvidas ou preocupações, entre em contato conosco através dos canais fornecidos neste site.