As molas de torção, normalmente possuem formato helicoidal, ou seja, semelhantes a um hélice e com hastes nas pontas, sendo que, estas hastes podem ter formatos diferentes de acordo com a necessidade.
A mola prato é um componente cônico com design semelhante ao de uma arruela, ao contrário das superfícies lisas das arruelas normais, a mola prato é projetada especialmente para ser utilizada em um carregamento axial.
Mola de fita espiral é extremamente popular no mercado, sendo utilizada em diversos segmentos da indústria como eletroeletrônicos, têxtil, ferroviários, automobilísticos, indústria de máquinas em geral.
A mola helicoidal de compressão tem o formato de uma mola helicoidal, como as demais, formada por espirais, os quais quando são comprimidos por alguma força, tem seu espaço diminuído e, o comprimento da mola se torna menor.
A mola de tensão constante possui grande potencial elástico e suas características são: flecha (alteração ocasionada por determinada força), rigidez (não deformam permanentemente) e flexibilidade (capazes de serem curvadas, dobradas).
As molas de suspensão são molas em formato helicoidal, com um sistema muito similar aos das molas de torção, no qual, absorve a tensão sofrida sem sofrer danificações.